terça-feira, 22 de setembro de 2015

Por que quebrar ovo em aniversariante?

Oi, pessoooass!

Para quem não sabe, meu aniversário está chegando, hein! uhuul \o/ (27/09)
E com a aproximação dessa data tão especial, me surgiu uma grande curiosidade: Por que quebram ovos na cabeça do aniversariante? Já fui "vítima" dessa arte dois anos consecutivos e recebo isso como uma brincadeira boba, mas nunca entendi bem essa tradição.
Resolvi pesquisar de onde surgiu isso, mas não encontrei nenhuma resposta concreta. Porém, buscando sobre a simbologia do ovo, encontrei o seguinte:
ovo é um símbolo universal de nascimento e criação, o qual se manifesta por meio da transformação sendo, portanto, um repositório "de uma nova vida". Em termos gerais, o ovo é um símbolo de fertilidade e de eternidade e, normalmente, carrega associações puramente positivas como o renascimento, a renovação, a transformação, o divino, a sabedoria e a riqueza. É considerado um dos primeiros símbolos religiosos de modo que no Cristianismo representa a ressurreição. (fonte: http://www.dicionariodesimbolos.com.br)
Lido isto, para mim fez todo o sentido, pois o aniversário é isso para nós: um novo ciclo da nossa vida que começa, é renovação. Talvez, fazer isso seja um jeito diferente de dizer "Bem-vindo (a) à vida nova!"

Há também fontes que afirmam que o ato de quebrar ovo na cabeça do aniversariante é só uma forma de dizer: "Olha, não fiz teu bolo, então vou fazer o bolo em ti mesmo!" - nisso ainda tem participação especial da farinha.

Seja como for, o lindo mesmo é evitar o desperdício desse alimento delicioso e tão rico, e de quebra manter a pessoa dedicada cheirosa, né?

4 comentários:

  1. Nossa que bacana, não sabia que tinha um significado, gostei do seu post.
    bjss

    bjodoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. hahahaha ai meu Deus não sabia que tinha um significado, adorei *-*
    o pior é quando fazem isso em você na escola, já passei tanto por isso kkk <3

    http://teoriasdais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo só aconteceu em locais perto de casa, mas eu conheci uma moça que todo aniversário dela, ela já levava para a escola roupas extras, porque a "chuva de ovos" era garantida, coitada! kkkk Continue por perto!

      Excluir

Comentários com característica racista, spam, pornográfica ou com agressão verbal serão rejeitados.