domingo, 27 de junho de 2021

Festa junina em casa

Olá, pessoas.! Tudo bem?
Como é a sua relação com as festas juninas?

 A tradição das festas juninas, em especial, para nós nordestinos é de grande importância cultural, religiosa e econômica.
A paixão que temos pela época transforma nosso espírito.
Três santos católicos são reverenciados: dia 13 de junho, Santo Antônio que é conhecido como o santo casamenteiro; dia 24 São João, o santo festeiro; e dia 29 São Pedro, o guardião das chaves dos céus, sendo este à quem recorrem os pedidos de chuva quando período de seca. As comemorações sempre acontecem nas vésperas dessas datas.
Competindo pelo título de "capital do forró", Caruaru-PE e Campina Grande-PB disputam entre si "O Maior São João do Mundo", atraindo turistas do Brasil inteiro para as festividades. 

Desde que vim para São Paulo, inconscientemente, sempre tive o desejo de manter firme em meu coração as minhas raízes. Quando passo por situações difíceis, penso em minha trajetória e sempre sou levada às lembranças da minha naturalidade e assim me resgato... Foi com essa percepção que há um tempo decidi exaltar ao máximo possível, os costumes e as tradições que, para mim, sempre fizeram muito sentido. E comemorar datas como o São João tem muito a ver com tudo isso.
Com a chegada de junho, a agenda de eventos já era prevista e muito aguardada. Desde quermesses, fogueiras na frente de casa, colher milho direto da roça, cortar revistas em formato de bandeirinhas para decorar a casas e escolas, o preparo das comidas típicas, ensaiar para dançar quadrilha, arrumar as palhoças, participar de todas as etapas possíveis até que as festas acontecessem... eu sequer consigo descrever a alegria e emoção de viver e recordar tudo isso.

No dia 1° de janeiro, mesmo sem saber o que faria no dia seguinte, já estava convicta de que neste mês de junho eu criaria algo para fazer essa viagem no tempo passado, mas que também seria um presente lindo à mim mesma e agora mostrarei um pouco dos detalhes após a concretização desse projeto simples, porém altamente significativo. Quis me aventurar em algumas de minhas receitas preferidas e deu muito certo. Na decoração, não fiz questão de muito. Baixei meus CD´s preferidos quando o assunto é forró pé-de-serra, cantei e dancei por horas.
Na verdade, essas duas primeiras fotos foram de uma produção de dias antes para gravação de um vídeo.


Bolo de milho.

Maçãs caramelizadas, mais conhecida como Maçã do Amor. (ainda sem acreditar que acertei o ponto.)😍

Também fiz Curau, mas acabou não indo pra foto.
Arroz doce. Pode não parecer pela foto, mas ficou uma delícia.😋


E sim, comprei esse look só pra isso.

No Nordeste, ainda conta-se com as festas Julinas que é basicamente uma prorrogação das festividades durante o mês de julho, pois essa época é de tanto valor para nós, que não queremos que acabe. Claro que isso seria em tempos de não pandemia. Por aqui, o tempo de comemoração foi bem curto, mas muito bom o que durou.
  • Peguei todas as receitas no site Tudo Gostoso.
  • E a playlist foi comandada por Gleydson Gavião, Fulô de Mandacaru e Canários do Reino.

Gostou do Post? Deixe sua opinião!❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com característica racista, spam, pornográfica ou com agressão verbal serão rejeitados.